Vamos bater um papo sobre a arte da Micropigmentação, Colorimetria e Pigmentologia? Sabe, uma das coisas mais importantes nessa técnica é entender tudo sobre cores e como elas interagem com diferentes tipos de pele. Daqui a pouco, vamos mergulhar fundo na teoria das cores e como aplicá-la em vários tons de pele.
A cor é como o coração da imagem, especialmente quando estamos falando de micropigmentação facial. Então, é super importante entender como ela funciona e como podemos brincar com ela para conseguir efeitos incríveis.
E aí, já pensou que a nossa pele já vem com uma corzinha de fábrica graças à melanina? Então, temos que considerar como os pigmentos que vamos usar vão interagir com essa cor natural da pele e como isso vai aparecer. Vamos aprender juntos?
O que é Colorimetria na Micropigmentação?
Origem das Cores
Desde os tempos remotos, o homem é fascinado pela Natureza e, em particular, pelo ambiente colorido no qual se insere. Percepção esta que só é possível, graças à luz solar. Isso mesmo, cor é luz! Segundo a Física, o fenômeno cromático é decorrente da inter-relação entre a luz e a escuridão.
Na História da Humanidade, o uso das cores, também obtidas de pigmentos, constituíram-se um meio de comunicação, assumindo significados diversos entre
os povos, seja para expressar poder, seja arte, religião, condição social, retratar um evento circunstancial ou ser um instrumento de cura.
O pintor e cientista italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519), em suas pesquisas e formulações retratadas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz, já afirmava que a cor era uma propriedade da luz e não dos objetos. Mais tarde, o físico inglês Isaac Newton (1643-1727), nos seus experimentos aprofundou os estudos sobre a influência da luz do sol na formação das cores.
Ao observar a passagem da luz do sol pelo prisma, Newton percebeu que a luz se decompunha em diversas cores, que variam do tom violeta ao vermelho.
Quando a luz solar atravessou o prisma, o físico observou que ela se refratou, decompôs-se em sete cores-luzes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo
e violeta.
Portanto, o conceito de cor-luz está intrinsecamente relacionado à estreita faixa de radiação eletromagnética solar, que compreende o espectro de luz visível, isto é, a luz branca do sol. Em outras palavras, a cor-luz representa a própria luz solar, que reúne e é capaz de se decompor em todas as cores e matizes existentes na natureza.
Circulo Cromático
Criado por Isaac Newton, o círculo cromático é uma tabela que simplifica a teoria das cores. Contém doze diferentes cores, que ajudam a visualizar quais são
as cores primárias, as secundárias e as terciárias que formam o espectro visível.
Cores primárias: formadas pela tríplice – amarelo, vermelho e azul-cobalto. Essas são consideradas puras, pois elas não precisam de mistura para serem
formadas. A partir delas é possível formar as cores secundárias.
Cores secundárias: aqui as cores começam a se formar a partir das diversas misturas das cores primárias. Nessa categoria, o violeta (vermelho + azul-cobalto),
laranja (amarelo + vermelho) e verde (azul-cobalto) começam a deixar o círculo cromático um pouco mais complexo.
Cores terciárias: nessa categoria, as cores são resultado da mistura entre secundárias. O resultado dessa composição são as cores: roxo (vermelho + violeta), violeta azulado (violeta + azul-cobalto), amarelo mostarda (laranja + amarelo), vermelho (magenta + laranja), verde (verde + amarelo) e turquesa (verde + azulcobalto).
Cores neutras: as cores neutras são responsáveis como complemento, pois elas escurecem ou clareiam determinada cor. Essa categoria é formada pelo branco, preto, cinza e marrom.
Cor-Pigmento e a Relação com o Espectro de Luz Solar
Por definição, pigmento é a substância química que confere cor ao objeto, cuja origem, orgânica ou inorgânica, pode ser vegetal, animal, mineral ou sintética.
Assim, o conceito de cor pigmento se refere à capacidade que a superfície da matéria, coberta por pigmentos, tem de absorver, refratar e refletir os raios da luz que incidem sobre ela.A cor-pigmento é a cor observada no reflexo da luz branca em algum objeto, que é captada pelas células estruturais dos nossos olhos.
Nesse fenômeno, parte da luz que incide na superfície pigmentada é absorvida e transformada em calor e outra é refletida como sinal irradiante na
frequência específica da cor que reveste essa superfície.
A figura a seguir mostra a luz branca, que carrega em si todas as cores, incidindo sobre três objetos diferentes: um azul, um vermelho e um preto.
Perceba que os dois primeiros refletem apenas a luz de sua respectiva cor, enquanto o objeto pigmentado em preto não reflete nenhuma luz.
Nesse entendimento, o preto, assim como o branco, é considerado não cor.
Isso porque a percepção de ambos depende da presença de luz. Dessa forma, o preto significa ausência de luz e, ao contrário do branco, que reflete, ele absorve todas as cores.
Cores Frias e Cores Quentes
O círculo cromático também é dividido pela temperatura, em cores frias ou quentes. A temperatura diz respeito às sensações térmicas.
No recorte à direita, destaca-se outra característica relevante, que se refere à temperatura da cor, segmentando-as em cores quentes e frias, devido à diferença nas proporções luz-calor que são absorvidas e refletidas.
Como Relacionar as Cores na Micropigmentação?
Se dividirmos ao meio, na horizontal, na altura do nariz, teremos a prevalência de sub-tom quente na região superior e de sub-tom frio na região inferior vamos considerar que uma pessoa mesmo tendo sub-tom frio ainda assim terá uma zona mais quente que o resto do corpo na região frontal.
O pigmento natural da pele, a melanina, tem cores que serão adicionadas na hora da escolha da tinta para pigmentar. No entanto a cor da pele não é definida apenas pela melanina, mas por um conjunto de fatores e substâncias químicas que juntas darão a cor da pele.
Há alguns anos, consideramos que a melanina era quente e fria, porém, atualmente este entendimento não é mais aceito no meio acadêmico. Isto não quer dizer que a pessoa produza melanina quente e fria como foi ensinado no passado, significa apenas que temos um plano de fundo que é a pele que devemos observar suas cores predominantes.
Se tivermos partes iguais de preto, vermelho e amarelo mais um extra de amarelo, a cor resultante será um marrom/castanho de fundo amarelado.
Se esse marrom possuir no lugar da porção extra de amarelo, uma porção de vermelho, ele terá um fundo de cor avermelhado.
O mesmo ocorre se no lugar do vermelho colocarmos o laranja, teremos um marrom/castanho alaranjado.
Assim dizemos que os casos citados são de pigmentos quentes, ou de base quente.
Agora, se tivermos vermelho e amarelo em partes iguais, mais uma grande quantidade de preto, teremos como resultado marrom/castanho escuro.
Esse pigmento terá base fria, por causa da predominância da cor escura.
Portanto, nos referimos que o sub-tom da pele ou da tinta é mais próxima a uma cor quente ou fria.
Colorimetria voltada a Micropigmentação
Quando o assunto é a coloração das sobrancelhas, é impossível não se pensar conjuntamente na colorimetria. A colorimetria na micropigmentação de sobrancelha é essencial. Ela ajuda a definir qual é o melhor tom para uma pele. A colorimetria faz uso da concepção de cores base e complementares que
ajuda no processo da escolha e correção das cores.
Segundo o estudo das cores, quando certa coloração se atinge, é possível entender qual está em excesso ou em falta para se chegar a outro tom e, acordo com a colorimetria, a cor complementar estará sempre do lado oposto no círculo cromático.
A escolha de um pigmento, portanto, sempre dependerá do foto-tipo, do biotipo, da cor dos fios naturais e do conceito de cor de base ou fundo.
Tintas Orgânicas e Inorgânicas
Na micropigmentação trabalhamos com pigmentos orgânicos e inorgânicos.
Mas, qual é a melhor?
Muito se discute este assunto. Antes de tudo, precisamos entender a diferença entre eles.
Comumente o termo “orgânico” é confundido com o termo “natural”, como se fosse extraído da natureza de plantas ou de animais.
Contudo, o pigmento orgânico é aquele que é produzido industrialmente a partir de derivados de petróleo. A química orgânica é aquela cuja estrutura molecular é uma cadeia de carbono e hidrogênio.
E, por meio de processos físico e químicos, transforma-se em todas as cores que conhecemos e que são utilizadas para infinitas aplicações.
Quando falamos em pigmentos orgânicos de sobrancelhas, temos em sua composição o Carbon Black (CI 77266), que é o preto, mais compatível com nosso organismo, e, portanto, possui uma maior fixação.
Com isso, os pigmentos orgânicos de sobrancelhas tendem a ser mais frios, o que, a longo prazo, dependendo da técnica usada, pode resultar em um resultado mais acinzentado.
Já o pigmento inorgânico é o elemento derivado dos óxidos de ferro e dióxido de titânio, compostos pelos CIS a partir de 77000, produzidos industrialmente com matérias-primas minerais.
Os óxidos de ferro são facilmente encontrados na natureza, também são sintetizados em laboratórios que os tornam mais seguros para serem usados e livres de metais pesados.
Os pigmentos inorgânicos, apresentam uma excelente estabilidade a luz, ao calor, com alto poder de cobertura e com baixo risco de saturação.
Possuindo grande estabilidade, os pigmentos inorgânicos possuem em sua composição, o óxido de cromo hidratado verde, CI, 77289, garantindo uma degradação fiel, sem residual, menor risco de expansão dos fios, na Microblading, e no efeito de esfumar, uma excelente cobertura e fixação devido ao seu peso molecular.
Então agora já conseguimos obter algumas conclusões e, portanto, fazer a melhor escolha conforme a técnica escolhida.
Vale lembrar que, independente da cor que for usada numa sobrancelha, se a mão do profissional for pesada, o resultado ficará artificial. Quanto mais profunda a implantação, portanto, mais escura será a cor final!
Qual é a Composição dos Pigmentos?
Os pigmentos em sua forma natural de pó são insolúveis, ou seja, são hidrofóbicos. Após passarem por alguns processos industriais, suas ligações químicas os deixam “molhados”. Logo, as tintas são formadas de pigmento, mais aditivos molhantes que podem ser: glicerina, propilenoglicol, álcool isopropílico, água, dispersante e outros.
Depois de passar por processos de moagem para acerto da forma e tamanho da partícula, os pigmentos estarão prontos para que tenham a homogeneidade
perfeita para entrar na pele.
Quando a tinta está pronta ela é envasada e enviada para o processo de esterilização por Raios gama; um tipo de radiação que elimina toda possibilidade de vida que possa contaminar o produto.
A esterilização e descontaminação de pigmentos é feita por Raios Gama, através de exposição à ação de ondas eletromagnéticas curtas geradas a partir de fontes de cobalto 60, num ambiente especialmente preparado para esse processo.
Todo esse processo é fiscalizado pela ANVISA que exige um rígido controle de produção, desde a matéria-prima até o consumidor final.
Fixação, Degradação e Saturação
A fixação do pigmento depende de diversos fatores, desde a escolha da matéria prima para a fabricação do produto até a técnica do profissional que irá
realizar o procedimento.
Os Pigmentos são produzidos com matérias primas com alto teor de pureza e com tecnologias de tamisação, dispersão e moagem mantendo assim o
tamanho e uniformidade das partículas para a implantação na pele. Na formulação contém álcool isopropílico, que ajuda na conservação do produto e auxilia na fixação.
Quando falamos em degradação de pigmentos inorgânicos, quimicamente, por serem constituídos a partir de óxidos, resultam na degradação de tons avermelhados ou quentes.
Em colorimetria e também no modelo de cor HSV (ou HSB), saturação ou grau de pureza da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de
cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca.
Matiz: se refere ao tipo da cor, abrangendo todas as cores do espectro e Saturação é a “pureza” da cor, sendo a proporção de quantidade de cor em relação à cor cinza média. Quanto menos cinza na composição da cor, mais saturada ela é.
Na fabricação dos pigmentos é encontrado um equilíbrio colorimétrico para que a degradação aconteça de forma uniforme e gradativa.
Validade de Pigmentos
De acordo com os parâmetros legais, Resolução ANVISA 553/2021 classifica a tinta para maquiagem definitiva como produto para a saúde Grau III.
628/2022 – Trata dos CIS liberados para uso Cosméticos no Brasil, sendo sua validade de 3 anos lacrados – 3 a 6 meses após a abertura.
Os Pigmentos normalmente possuem prazo de validade de 36 meses, a partir da data de fabricação, lacrado e fechado. Após sua abertura, o fabricante recomenda sua utilização em até 3 meses, sendo que deverá ficar conservado fechado, protegido de calor, umidade e luz e fora do alcance de crianças.
Neutralização de Cores Indesejadas na Micropigmentação
Sobrancelhas azuladas, arroxeadas, avermelhadas, cinzas, alaranjadas, são resultados de trabalhos executados de forma errada.
A neutralização, feita em pigmentação antiga e quando possível, devemos corrigir com cores conhecidas como modificadores, técnica que nos oferece uma
ilusão de ótica dando a impressão que a cor que colocamos por cima da cor errada se misturam transformando-se em marrom, mas na realidade a cor de correção nada mais é que uma “cortina” que, enganando o olhar, faz de conta que a cor está marrom.
Quando fazemos uma correção de cor, precisamos entender que a cor “errada” voltará a aparecer depois de alguns meses, e que então será necessário fazer um novo procedimento de correção ou neutralização.
É Possível Neutralizar uma cor Indesejada na Micropigmentação?
Para esse conhecimento, precisamos entender sobre saturação, ou seja, a quantidade e profundidade da tinta implantada na pele. Só conseguimos neutralizar
uma cor indesejada quando a saturação é baixa, portanto, quando há apenas um leve residual na pele.
Para corrigir cores quentes, precisamos de cores com base neutra a fria.
Os pigmentos são ideais para correções por possuir tonalidades neutras com efeito natural.
Posso Neutralizar Sobrancelhas Cinzas com o Laranja Orgânico?
No Brasil, ainda se utiliza o pigmento laranja orgânico (CI 21110) para correção do Carbon Black. Este pigmento, contudo, já está proibido na Europa.
Além disso, por ele ter um peso molecular muito maior que o Carbon Black ele “afunda” na pele e o carbon black “flutua”, sendo, portanto, sua degradação na pele mais difícil, ou seja, dura muito mais.
Portanto, neste momento, consideramos que a melhor maneira para neutralizar o reflexo de cores indesejadas é com os óxidos de ferro amarelo (CI 77492) e vermelho (CI 77491) e o óxido de cromo hidratado (CI 77289).
LEIA TAMBÉM: Top 5 Marcas de Pigmentos para Micropigmentação de Sobrancelhas
Formato dos Pigmentos
O pigmento é a matéria prima que confere cor à formulação e que também irá conferir cor ao procedimento de micropigmentação. É um pó extremamente fino, formado por minúsculas partículas que possuem formatos e pesos moleculares diferentes. Existe um processo fabril que permite com que os pigmentos fiquem do mesmo tamanho ocasionando assim uma melhor absorção e fagocitação dos pigmentos.
Granulometria
Chama-se assim, para tintas de micropigmentação quando o fabricante através de processos ocorridos em moinhos ‘quebram‘ as partículas do pigmento os deixando do mesmo tamanho. Nem todas as marcas fazem esse processo. O que ocasiona uma melhor ou pior absorção do pigmento na derme.
Moagem
Redução do tamanho de partículas adequando-o conforme a aplicação final do produto. O moinho para laboratório é ideal para ambientes que necessitam de dispersões e moagens rápidas e com o máximo de desempenho. Com ele você pode produzir uma amostra ou dispersar pigmentos em poucos minutos com o sistema de moagem, dispersão e homogeneização que são processos importantes na fabricação de tintas.
Dispersão
Homogeneização da formulação líquida com a parte sólida, que é o pó colorido do pigmento. Ele cria choque entre as partículas de pigmento que estão agregadas e aglomeradas, fazendo com que elas se separem uma das outras e se dispensem em meio a formulação líquida.
Micronização
É um processo de moagem ultra-fina de produtos através de moinhos com ar comprimido (air jet mills).
A moagem acontece devido ao choque entre as partículas do próprio produto, que recebendo a energia do ar comprimido, com o choque as partículas vão diminuindo de tamanho até atingir qualidade desejada.
Polimerização
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas
(macromoléculas). Ideal para tatuadores. Sem degradar cores. A cor que implanta é a que fica.
Qual as Melhores Marcas de Pigmentos no Mercado?
Óxido de Cromo Verde
O pigmento óxido de cromo hidratado possui papel fundamental na estabilidade no processo de fixação e degradação do pigmento a médio e longo prazo, e favorece o processo de degradação estável ajudando a evitar uma cicatrização avermelhada ou alaranjada.
Cada pigmento possui refração tamanho de partícula e peso molecular diferente, resultando em comportamentos diferentes na degradação. Na
fabricação é encontrado um equilíbrio colorimétrico para que a degradação aconteça de uma forma uniforme.
Dióxido de Titânio (Pigmento Branco)
O dióxido de titânio é um mineral composto de titânio e oxigênio na forma de um um pó branco, seco e finamente pulverizado. Também conhecido como o titânio (IV) ou óxido de titânio, com a fórmula química TiO2. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891. Tem uma vasta gama de aplicações, da pintura ao protetor solar, para o corante.
utilização de dióxido de titânio branco (CI 77891) nos pigmentos, garantem maior fixação e cobertura, menor risco de expansão ou migração comparado aos pigmentos orgânicos.
Como Escolher a Cor Ideal para Diferentes Tipos de Pele
Os diferentes foto-tipos de pele são classificados em seis níveis, de acordo com a Classificação de Fitzpatrick. Criada em 1976 pelo dermatologista norte-americano Thomas B. Fitzpatrick, diretor do departamento de Dermatologia da Escola de Medicina de Harvard, a classificação é feita a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol.
Essa é a forma mais usada em todo o mundo.
Fototipo I
São pessoas com a pele muito clara, cabelos ruivos ou loiros e olhos azuis claro ou cinza.
Possuem muitas pintas no corpo e podem sofrer queimaduras solares graves rapidamente
Fototipo II
Pessoas com a pele clara, cabelos loiros ou castanhos claros e olhos claros.
Possuem algumas pintas no corpo e podem sofrer queimaduras solares graves.
Bronzeiam se com dificuldade.
Esse tipo de pele é sensível ao sol.
Fototipo III
Pessoas com pele clara ou ligeiramente morena, cabelos castanhos e olhos castanhos.
Possuem poucas pintas no corpo e podem sofrer queimaduras solares moderadas.
Bronzeiam-se progressivamente.
Apresentam sensibilidade normal ao sol.
Fototipo IV
Pessoas com a pele morena ou bronzeada, cabelos castanhos ou pretos e olhos castanhos ou pretos
Podem sofrer queimaduras solares moderadas.
Bronzeiam-se com facilidade.
Possuem sensibilidade normal ao sol.
Fototipo V
Pessoas com a pele negra, cabelos pretos e olhos pretos.
Podem sofrer queimaduras solares mais lentamente.
São pouco sensíveis ao sol.
Fototipo VI
Pessoas com pele negra, cabelos escuros e olhos pretos.
Mais resistentes à exposição solar.
Bronzeiam profundamente.
Discussion about this post