Ganhando cada vez mais espaço no mercado da beleza, a micropigmentação é a nova técnica queridinha das mulheres, e até mesmo dos homens. Em constante crescimento, essa técnica tem ganhado espaço no mercado da beleza.
Portanto, abrir um estúdio de micropigmentação, seja de sobrancelhas ou micropigmentação labial, é uma “tacada de mestre”. Mas ainda assim, são necessários alguns pontos e passo a passo importantes que você deve seguir para ter sucesso em seu negócio de micropigmentação.
Neste artigo, vamos explorar todos os aspectos necessários para estabelecer um estúdio de micro de sucesso.
Pesquisa de mercado
Primeiro de tudo, e muito importante, é necessário fazer a pesquisa de mercado. Isso inclui identificar a demanda por serviços de micropigmentação em sua região, analisar a concorrência existente e identificar lacunas inexploradas no mercado. Entender o perfil do público-alvo, suas preferências e expectativas também é fundamental para posicionar corretamente seu estúdio no mercado.
Plano de negócios
Esse ponto é importante, pois é a partir dele que você vai construir o propósito e os serviços que o seu negócio irá oferecer. Você deve incluir informações sobre investimentos, estratégias de marketing, análise de custos e projeções financeiras, e de seus futuros cliente. Começar a trabalhar as vendas e equipe de vendas desde o primeiro momento. Além disso, é importante definir uma visão clara do estudo e estabelecer metas alcançáveis a curto e longo prazo. Ou seja, estruturar o seu negócio, mesmo que ainda seja no papel.
Leia Também:
-
O que é micropigmentação labial e como funciona na prática?
-
Micropigmentação ou Tebori ou Dermógrafo, qual é o melhor?
Localização e infraestrutura
Agora começamos com a parte que a maioria mais gosta. A parte física do seu negócio. Escolher o local certo é fundamental para o sucesso do estúdio de micropigmentação. A localização deve ser acessível, em um bairro que condiz com o seu plano de negócio, com fácil acessibilidade para carros e pedestres. Além disso, a infraestrutura deve ser projetada para atender às necessidades do negócio, com salas de atendimento bem equipadas, sala de espera confortável e instalações sanitárias adequadas.
Certificações e Licenças
Já citamos em um dos nossos posts, a importância de estar qualificado para fazer esse tipo de prestação de serviço. A micropigmentação é um procedimento que exige habilidade técnica e conhecimento especializado. Antes de abrir seu estúdio, estude e busque entender e aprender diversas técnicas, para oferecer um serviço bom e seguro para suas clientes. Além do quê, será necessário licença para funcionamento do seu estúdio. Não renuncie à segurança.
Aquisição de equipamentos e materiais
Agora, a parte que vai determinar o quanto você vai investir em seu negócio. Ou seja, esse momento requer um investimento um pouco mais alta, para adquirir instrumentos e materiais de trabalho de qualidade. Certifique-se de obter máquinas de microblading confiáveis, agulhas esterilizadas, pigmentos seguros e os descartáveis certos. Manter estoque de materiais também é necessário, para que não aconteça de você ter que dispensar uma cliente ou parar um atendimento no meio, pela falta de material.
Equipe qualificada
Normalmente, no começo de um estúdio de micropigmentação, trabalha-se sozinha, até que conquiste mais clientes, mais receita e assim posso fazer a contratação de mais profissionais para expandir seus atendimentos. Então, quando chegar esse momento, não hesite em contratar profissionais qualificados e experientes. Certifique-se de revisar o portfólio e o histórico de um candidato antes de tomar uma decisão de contratação. Considere também investir em treinamento contínuo para aprimorar seus funcionários. Um bom lugar para procurar por profissionais da área é o Instagram.
Marketing
Não adianta ter um espaço bom, excelentes materiais e um trabalho perfeito, se você não divulgar tudo isso, não é mesmo? Portanto, desenvolva uma estratégia de marketing sólida para atrair clientes para o seu estúdio. Diversas ações são bem-vindas nessa fase: criação de um site profissional, alavancagem de mídia social, parceria com influenciadores ou profissionais do setor, promoções especiais e campanhas de marketing direcionadas. O boca a boca também é essencial, portanto, certifique-se de fornecer um serviço excepcional aos seus clientes.
Atendimento de qualidade
Hoje, o que o público-alvo tem procurado, não é só a prestação de serviço, mas sim, a experiência. Essa é a chave do sucesso para o seu negócio. Oferecer um momento único para a sua cliente, e de quebra, ela ainda sairá com as sobrancelhas lindas. Treine seus funcionários para serem educados, atenciosos e compreensivos. Ouça as necessidades dos clientes e faça com que o desejo e sonho dele seja realizado naquele momento. Lembre-se, trabalhar com beleza não é apenas realizar um serviço, você está lidando com sonhos, promovendo a beleza nas pessoas e estimulando a autoestima delas!
É uma tarefa desafiadora, mas muito gratificante. Ao criar um estúdio de micropigmentação, é importante que você faça uma pesquisa minuciosa, planeje cuidadosamente e foque em um serviço de qualidade. Dessa forma, você estará no caminho certo para estabelecer um negócio próspero e respeitado na indústria da beleza. Esteja sempre por dentro das tendências e aprimore constantemente suas habilidades e conhecimentos para trazer sempre os melhores resultados para seus clientes. Lembre-se, dedicação e comprometimento são essenciais para ter sucesso neste campo empolgante e em constante evolução. Estar sempre de olho em referências, fará com que você seja um diferencial no mercado. Para isso, assine nossa News e fique por dentro de todos os detalhes do mundo da micropigmentação.
Discussion about this post