Uma das dúvidas mais frequentes de quem faz e de quem realiza a micropigmentação é por que a cor do procedimento muda ao longo do tempo.
Neste artigo, vamos te mostrar as razões por trás dessas mudanças, entendendo a diferença entre os pigmentos orgânicos e inorgânicos, além de oferecer dicas valiosas para minimizar a degradação da cor.
Diferença entre Pigmentos Orgânicos e Inorgânicos
Ao abordar a micropigmentação, é fundamental compreender a distinção entre os pigmentos orgânicos e inorgânicos, pois isso influencia diretamente o resultado e a durabilidade do procedimento.
Pigmentos Orgânicos
O pigmento orgânico é produzido industrialmente por meio de derivados do petróleo.
É comum que o termo “orgânico” seja confundido com “natural”, como se fosse extraído da natureza, mas eles não são a mesma coisa.
Quando falamos desse tipo de pigmento em sobrancelhas, temos em sua composição o Carbon Black (CI 77266), que é a cor preta mais compatível com o nosso organismo e, consequentemente, com maior fixação.
Porém, eles tendem a ser mais frios e, a longo prazo, dependendo da técnica usada, podem ocasionar uma coloração acinzentada.
Pigmentos Inorgânicos
Já o pigmento inorgânico é derivado de óxidos de ferro e dióxido de titânio, produzidos industrialmente com matérias-primas minerais, também sendo sintetizados em laboratório.
Essa característica os torna mais seguros para serem utilizados, já que são livres de metais pesados e menos propensos a alterações de cor significativas ao longo do tempo.
No entanto, podem degradar para tons avermelhados devido a processos de oxidação e interações com o ambiente da pele.
Como o Pigmento Marrom é composto?
A cor marrom presente nos pigmentos de micropigmentação de sobrancelhas, normalmente é composto de pigmentos pretos (Carbon Black CI 77266), amarelos e vermelhos.
A cor preta com a função de intensificar a cor, o amarelo de clarear e, por fim, o vermelho para trazer uma tonalidade quente e natural.
A cor deve ser ajustada para ficar harmônica e se aproximar ao máximo do tom natural dos pelos do cliente.
Por que Pigmentos Orgânicos degradam para tons acinzentados?
Como citado anteriormente, os pigmentos orgânicos possuem em sua composição o pigmento preto (Carbon Black CI 77266), amarelo e vermelho, tendo a tendência a degradar para tons acinzentados ao longo do tempo.
Isso ocorre devido à menor estabilidade desses pigmentos quando expostos a fatores como a luz solar e o pH da pele.
Os pigmentos orgânicos vermelhos apresentam uma elevada atividade eletrônica, sendo facilmente reconhecido pelo sistema imunológico e “quebrados” (fagocitados) por cada célula, levando à alteração da cor.
Leia Também
-
Quanto tempo leva para fazer uma Brow Lamination?
-
10 resultados de Micropigmentação Fio a Fio para se apaixonar
Por que Pigmentos Inorgânicos degradam para tons avermelhados?
Os pigmentos inorgânicos são reconhecidos por sua estabilidade e durabilidade.
Contudo, sob certas condições, esses pigmentos podem degradar-se, assumindo tonalidades avermelhadas por diversas razões.
Uma das causas dessa degradação é a fagocitose seletiva de pigmentos de óxido de ferro preto e óxido de ferro amarelo pelo sistema imunológico.
Essa seletividade deve-se, em parte, à alta atividade eletrônica desses pigmentos, que facilita sua identificação e eliminação pelo sistema imunológico.
Em contraste, o óxido de ferro vermelho, caracterizado por sua baixa atividade eletrônica, tende a permanecer na pele.
Essa persistência resulta em uma coloração mais avermelhada, devido à menor susceptibilidade desse pigmento à fagocitose e eliminação pelo sistema imunológico.
Dicas de como minimizar a degradação da cor na Micropigmentação
Se você deseja minimizar a degradação da cor na micropigmentação, siga essas dicas:
Proteção Solar
Informe os seus clientes da importância de evitar a exposição solar direta e de passar protetor solar diariamente na área pigmentada, para proteger contra a degradação causada pelos raios UV.
Escolha de pigmentos
Para evitar uma degradação rápida, misture pigmentos específicos em proporções precisas para criar uma variedade de tonalidades duradouras e resistentes.
Hidratação
Recomende alguns cremes ou loções hidratantes para manter a pele do cliente bem hidratada, ajudando a preservar a integridade dos pigmentos implantados.
Evitar Produtos Abrasivos
Oriente a utilização de produtos suaves e específicos para a área pigmentada, evitando produtos ou tratamentos com ácidos que aceleram a degradação dos pigmentos.
Manutenção Regular
Realizar periodicamente retoques na área pigmentada reduz a chance de mudança de cor, prolongando a durabilidade do pigmento na pele.
Discussion about this post