A micropigmentação de mamilos funciona? É importante acima de tudo, conversar com um profissional qualificado para entender mais sobre o procedimento, e analisar a sua condição e a melhor forma de fazer o procedimento, tom do pigmento e proporções. Mas afinal, o que é a micropigmentação de mamilo? Hoje iremos abordar os principais pontos desse procedimento que vêm ganhando espaço no mercado da beleza e saúde.
O que é micropigmentação de mamilo?
Também conhecida como micropigmentação areolar ou tatuagem de mamilo. Esse é um procedimento estético que restaura a aparência do mamilo e da aréola (área ao redor do mamilo) em pessoas que perderam parte ou toda essa área devido à cirurgia, reconstrução, mastectomia ou outros procedimentos cirúrgicos.
Esse procedimento só deve ser realizado por profissionais capacitados e treinados. Eles utilizam pigmentos hipoalergênicos seguros para desenhar a aréola e o mamilo na pele do paciente. A técnica envolve a aplicação de pigmentos usando pequenas agulhas ou dispositivos de tatuagem e depositando-os na camada superficial da pele. Basicamente o mesmo procedimento que a micropigmentação de sobrancelhas.
A micropigmentação de mamilo visa restaurar a simetria e a naturalidade das mamas, proporcionando resultados realistas e melhorando a autoconfiança de pessoas que se submeteram a procedimentos de reconstrução mamária após mastectomia ou outras cirurgias mamárias. Além disso, também pode ser usado para corrigir assimetrias ou alterações de cor na aréola em casos não relacionados à cirurgia de mama.
Como é feita a micropigmentação de mamilo?
Para entender melhor sobre esse procedimento, trouxemos detalhes sobre como ele é feito. Desde preparação da área até os cuidados pós procedimento. Confira!
Consulta Inicial
Como todo processo de micropigmentação, o primeiro passo, é uma consulta para alinhar necessidade e expectativas. Um especialista em micropigmentação, médico ou técnico de tatuagem com experiência em reconstrução de mama, vai orientar e fazer recomendações para cada caso. Nesta consulta, você irá discutir suas necessidades e expectativas, além de esclarecer dúvidas sobre o procedimento.
Leia Também:
-
Microagulhamento: o que é e para que serve?
-
O que é micropigmentação labial e como funciona na prática
Avaliação e seleção de cores
Após a definição de qual técnica será utilizada, vem a escolha da tonalidade do pigmento. Um profissional avaliará a pele na região do mamilo e aréola, levando em consideração a cor natural da pele, cicatrizes e outros fatores relevantes. Com base nessa avaliação, serão selecionadas as cores adequadas para a micropigmentação, de forma a obter um resultado mais natural.
Preparo para o procedimento
Essa etapa é muito importante. Higienização e preparo da área que será micropigmentada. Antes de iniciar o procedimento, a pele na região dos mamilos será limpa e, se necessário, poderá ser aplicado um anestésico local para minimizar o desconforto durante a micropigmentação. Materiais de segurança como luvas, touca e máscara são obrigatórios nesse momento, para garantir a segurança do paciente e do profissional.
Processo de micropigmentação
Com a área devidamente preparada, o profissional deposita os pigmentos na camada superficial da pele por meio de um aparelho manual ou um dermógrafo. Esse processo é feito com muita precisão, replicando a cor e a textura do mamilo e da aréola para obter o resultado mais natural possível. É um processo meticuloso, a fim de devolver a tonalidade mais natural possível dos mamilos, ou recuperar do zero um mamilo que foi extraído por alguma cirurgia ou complicação de saúde.
Cicatrização e cuidados após o procedimento
Tão importante quanto o preparo antes do procedimento, os cuidados no pós vão garantir uma cicatrização saudável e um resultado satisfatório. Após o procedimento, a área micropigmentada pode ficar sensível e avermelhada. Isso é comum. Mas é importante seguir as orientações do especialista para uma boa cicatrização e cuidados pós-procedimento. Isso pode incluir, mas não está limitado a aplicar pomadas ou cremes recomendados, evitar o sol, coçar ou tocar a área tratada. Além claro de evitar água com cloro e sal.
Retoques
Dependendo da cicatrização da pele e absorção do pigmento, retoques podem ser necessários para que o resultado seja satisfatório. Mas essa é uma etapa opcional. Nem todos os pacientes optam por realizar esse retoque, as vezes não é necessário.
Mas, para realizar o retoque, todos os procedimentos de segurança e higiene, devem ser repetidos, para garantir qualidade e segurança.
Benefícios da Micropigmentação Mamilar
O primeiro e mais óbvio benefício que podemos citar aqui é aumentar a autoestima do paciente. Mas não é apenas esse benefício que uma micropigmentação mamilar pode oferecer. Listamos alguns para você:
Restaurando a autoconfiança: Como falamos, restaurar a autoestima é o primeiro benefício que vem em nossa cabeça. Para pessoas que fizeram mastectomia ou outra cirurgia de mama, o microblading pode ajudar a restaurar a aparência natural dos mamilos e aumentar a confiança e a autoestima.
Resultados permanentes: a micropigmentação de mamilo é geralmente considerada semi-permanente e pode durar vários anos antes que sejam necessários ajustes. Assim como uma micropigmentação de sobrancelhas.
Menos invasiva: Comparada à cirurgia reconstrutiva, a micropigmentação é um procedimento menos invasivo e pode ser realizada em nível ambulatorial. Além de ser rápido, com incomodo baixo ao paciente, e liberação no mesmo dia. Um procedimento prático, seguro (desde que feito dentro das normas de segurança e higiene), e com um resultado muito satisfatório.
Dica de Pigmento para esse Procedimento
Mas afinal, micropigmentação mamilar funciona?
Concluímos que a micropigmentação mamilar desempenha um papel fundamental na recuperação da autoestima em pacientes submetidas a mastectomias traumáticas.
Além disso, a micropigmentação mamilar é uma alternativa segura e menos invasiva em comparação com as cirurgias tradicionais de reconstrução mamária. Com sua capacidade de alcançar resultados impressionantes em termos de simetria e tonalidade, esta técnica oferece aos pacientes uma solução estética mais acessível e de baixo risco.
Porém, apesar de todos os benefícios, é importante ressaltar a importância da escolha de um profissional qualificado e experiente para realizar o procedimento. A escolha correta desse profissional, garantirá resultados naturais e satisfatórios, minimizará os riscos potenciais e promoverá uma recuperação tranquila.
A capacidade de restaurar com precisão e segurança a aparência natural do mamilo e da aréola é um verdadeiro benefício para as mulheres que enfrentam desafios físicos e emocionais após a mastectomia. À medida que esta técnica continua a evoluir e melhorar, esperamos que mais e mais mulheres possam se beneficiar deste procedimento e encontrar força e renovação em sua jornada para a recuperação.
Podemos concluir então que, um procedimento de micropigmentação mamilar, feito por um profissional qualificado, seguindo todos os procedimentos de segurança, higiene e pós procedimento, de fato funciona. No entanto, é necessário que você pesquise bons profissionais, e tenha certeza de que de fato quer realizar esse procedimento.
Discussion about this post